Clique aqui para acessar o site da UFF
 
Conheça a UFF

 História Localização Estrutura Formas de ingresso
 Mudança de Curso Assistência ao aluno Atividades complementares Atividades culturais
 Extensão Educação Física Cursos Ensino à Distância


 
HISTÓRIA

A idéia da criação de uma Universidade para o Estado do Rio de Janeiro partiu da Associação Fluminense de Professores Católicos, em 1946. A Universidade Federal Fluminense - UFF - foi criada pela Lei nº 3.848, de 18 de dezembro de 1960, com o nome de Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UFERJ. A ela incorporaram-se as cinco faculdades federais já existentes em Niterói - Faculdade de Direito de Niterói, Faculdade Fluminense de Medicina, Faculdade de Farmácia e Odontologia , Escola de Odontologia e Escola Fluminense de Medicina Veterinária - e agregaram-se estabelecimentos de ensino estaduais - Escola de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro, Escola Fluminense de Engenharia e Escola de Serviço Social do Estado do Rio de Janeiro - e particulares - Faculdade Fluminense de Filosofia e Faculdade de Ciências Econômicas de Niterói. Em 13 de dezembro de 1961, pela Lei nº 3.958, os estabelecimentos a ela agregados foram-lhe incorporados e, assim, federalizados. Em 1964, o Hospital Municipal Antônio Pedro, hoje Hospital Universitário Antônio Pedro, foi incorporado à Universidade visando ao ensino e à pesquisa nas áreas de saúde e assistencial.
Com a Lei nº 4.831, de 5 de novembro de 1965, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro passou a denominar-se Universidade Federal Fluminense. A UFF é uma entidade federal autárquica de regime especial, com autonomia didático-científica, administrativa, disciplinar, econômica e financeira, exercida na forma de seu Estatuto e da legislação pertinente.

 [ início ]
 

 

LOCALIZAÇÃO

A UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE está sediada em Niterói, às margens da Baía de Guanabara. Devido à maneira pela qual foi constituída, suas unidades se localizam em vários bairros da cidade, possuindo também quatro campi distintos, a saber: Campus do Valonguinho, do Gragoatá, da Praia Vermelha e do Centro de Ciências Médicas.
A UFF, atendendo às comunidades do interior fluminense, iniciou suas atividades do ensino de graduação nos municípios de Campos dos Goytacazes (Curso de Serviço Social), Santo Antônio de Pádua (Curso de Matemática - Licenciatura) e Volta Redonda (Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica).
A partir de 1992, a UFF instalou cursos de graduação em mais cinco municípios do Estado do Rio de Janeiro, em convênio com prefeituras locais: Angra dos Reis (Pedagogia), Itaperuna (Administração), Macaé (Administração, Ciências Contábeis), Miracema (Ciências Contábeis) e Nova Iguaçu (Administração, Ciências Contábeis e Direito - descontinuados). Nesses municípios, a interiorização faz parte de um programa de trabalho que resulta na ampliação de vagas da Instituição. Além disso, o curso de Pedagogia - Angra dos Reis tem uma estrutura curricular inovadora, por ser um curso experimental.
Em 2002 a UFF implantou dois novos cursos: Direito em Macaé e Ciências Contábeis em São João de Meriti.
A partir do 1º semestre letivo de 2003, a UFF iniciou dois novos cursos no interior: Serviço Social em Bom Jesus do Itabapoana e Ciências Contábeis em Arraial do Cabo.
Em 2004 a UFF implantou, em conjunto com Prefeitura Municipal de Rio das Ostras, o Pólo Universitário de Rio das Ostras com quatro cursos: Ciências da Computação, Enfermagem, Psicologia e Serviço Social.  Os cursos de Engenharia de Produção, Produção Cultural iniciarão suas turmas em 2005.
A partir do 1º semestre letivo de 2005, a UFF iniciará os seguintes novos cursos:  Estudos de Mídia e Geofísica, em Niterói;  Turismo em Quissamã e em Armação dos Búzios.

As demais instalações estão em Araruama (Núcleo Experimental de Iguaba), Barra do Piraí (Colégio Agrícola Nilo Peçanha), Bom Jesus do Itabapoana (Colégio Técnico-Agrícola lldefonso Bastos Borges) e Cachoeiras de Macacu (Campus Rural - Fazenda Escola).
Através da Unidade Avançada José Veríssimo, sediada em Oriximiná, Estado do Pará, a UFF mantém um programa de extensão, onde são dinamizados projetos na Região Amazônica, tais como: apoio à melhoria do ensino de 1º e 2º graus, assistência técnica aos produtores rurais, assistência primária à saúde, entre outros.


 [ início ]
 


ESTRUTURA ACADÊMICA

O Ensino Universitário - São ministrados na UFF cursos de graduação nas áreas de Ciências Exatas e Tecnológicas, Ciências Humanas, Letras, Ciências Biológicas e Profissões da Saúde e Ciências Agrárias, todos reconhecidos pelo Conselho Federal de Educação. São oferecidos também Cursos de Pós-Graduação "Stricto-Sensu" - Mestrado e Doutorado - e "Lato-Sensu" - Especialização, Aperfeiçoamento e Atualização. Em alguns cursos de graduação são oferecidos dois tipos de titulação: Licenciatura e Bacharelado. A Licenciatura objetiva a formação do professor para magistério de 1º e 2º graus. O Bacharelado, através do cultivo das áreas fundamentais do conhecimento humano, oferece uma formação abrangente visando à atuação no mercado de trabalho. A UFF oferece a seus alunos diversos programas com o objetivo de proporcionar a integração e participação mais efetiva na vida universitária, contribuindo para o enriquecimento do saber com possibilidades de aprimoramento profissional e assistência social.

Departamentos de Ensino - O Departamento é a unidade básica da Universidade que congrega os docentes encarregados das tarefas de ensino, pesquisa e extensão. Nele estão agrupadas as disciplinas afins. Organizado na forma prevista do Estatuto Geral da UFF, o departamento constitui a menor fração da Universidade. As funções executivas de administração são exercidas pelo chefe, que controla e coordena a distribuição das disciplinas pelos diferentes cursos que neles vão buscar os créditos.

Coordenações de Cursos - A Coordenação é o órgão responsável pela parte didática do curso. A ela compete o acompanhamento da vida acadêmica do discente da UFF, desde a entrada no curso pretendido até a graduação. A Coordenação é efetuada por um órgão colegiado - Colegiado de Curso - presidido por um professor, que é o coordenador do curso.

 [ início ]
 


MODALIDADE DE INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFF

Vestibular
Modalidade de concurso público realizado por esta Universidade, através da Coordenação de Seleção Acadêmica (COSEAC), que permite ao candidato com segundo grau completo, que tenha sido aprovado e obtido classificação neste concurso, o ingresso em curso de graduação. O modelo utilizado para o Vestibular compõe-se de duas etapas: a primeira é eliminatória, abrangendo provas com questões objetivas e a segunda é classificatória compreendendo provas com questões discursivas. As inscrições são efetuadas, normalmente, nos meses de agosto e setembro e a realização das provas é prevista para dezembro e/ou janeiro.
Fique sabendo das novidades do Vestibular UFF.
Obs.; a partir de 2013, o Vestibular foi substituído pelo SiSU - Sistema de Seleção Unificado do MEC

Transferência
Ingresso de aluno de outra Universidade ou estabelecimento de Ensino Superior no mesmo curso de origem, através de uma das seguintes formas: 
a) Transferência Facultativa - é a vinculação a esta Universidade através de concurso público, realizado pela Coordenadoria de Seleção (COSEAC), que constará de prova de redação e de conteúdo específico das matérias do curso, condicionada à existência de vagas;  
b) Transferência Interinstitucional - é a vinculação, dependente da existência de vagas, concedida ao aluno matriculado em Instituição Pública de Ensino Superior, onde tenha ingressado por concurso vestibular, em razão da mudança de domicílio para o município onde se situa esta Universidade ou localidade próxima onde inexista Instituição de Ensino Superior Pública que ofereça o curso; ou 
c) Transferência Obrigatória - é a vinculação do aluno por força da legislação federal, em qualquer época do ano, independente da existência de vagas, quando se tratar de Servidor Público Federal ou membro das Forças Armadas, inclusive seus dependentes.

O Concurso de Seleção ocorre, geralmente, uma vez ao ano: o Edital é divulgado em março; as inscrições ocorrem em abril e as provas em junho. Confira o último concurso.

Reingresso
Retorno às atividades escolares concedido a portadores de diploma de curso superior, para obtenção de nova titulação ou habilitação, através de concurso público regulamentado por editais específicos e condicionado à existência de vagas, coordenado pela Coordenadoria de Seleção (COSEAC).
O Concurso de Seleção da modalidade Reingresso ocorre, geralmente, uma vez ao ano, em conjunto com o concurso de mudança de curso. Confira o último concurso.

Convênio Cultural
A matrícula de estudante estrangeiro, em curso de graduação, por convênio cultural do Brasil com outros países, somente é aceita dentro do número de vagas oferecidas anualmente pela Universidade à Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação e do Desporto (MEC). O candidato é selecionado no seu país de origem e encaminhado ao MEC para realizar seus estudos universitários. Esta matrícula deve obedecer aos prazos fixados no Calendário Acadêmico, ficando o aluno dispensado do concurso vestibular. Participam do Programa países da África e América Latina. A Coordenação do Programa de Estudante-Convênio (PEC), em nível de graduação na UFF, está sob a responsabilidade do Serviço de Cadastro Discente da Divisão de Registro Escolar/PROAC, no prédio da Reitoria - 2º andar, em Niterói- RJ, tel.: (21) 2629-5077.

 [ início ]  


MUDANÇA DE CURSO

Após ter cursado com aproveitamento satisfatório no mínimo 20(vinte) créditos obrigatórios no curso de origem, o aluno pode requerer mudança de curso, que realizar-se-á através de concurso interno, condicionado à existência de vagas. A mudança de curso só pode ocorrer uma vez e é permitida aos alunos que ingressaram através do Vestibular e Transferência. Este concurso é realizado pela Coordenadoria de Seleção (COSEAC) juntamente com o concurso de reingresso.

 [ início ]  


ASSISTÊNCIA AO ALUNO

O Departamento de Ações Comunitárias (DAC) presta serviços aos estudantes da UFF. Dentre suas atividades, orienta os vestibulandos na escolha de local para acomodação, uma vez que a UFF não dispõe de alojamento nesta cidade.Essas indicações são fornecidas aos mesmos durante o período de sua matrícula. Maiores informações poderão ser obtidas no referido Departamento, no prédio anexo à Reitoria, tel.: (21) 2629-5305.

Programa de Bolsa-alimentação
Atende aos alunos que não dispõem de recursos financeiros suficientes à sua alimentação. São duas as modalidades de bolsas: Tipo A (isenção do pagamento do bandejão/UFF) e Tipo B (pagamento de 50%).

Programa Bolsa-treinamento
Destinado a atender ao aluno de graduação de baixa renda, possibilitando auxílio financeiro para sua manutenção, através da iniciação no exercício profissional num campo de trabalho em que as atividades a serem executadas sejam relacionadas, preferencialmente, à sua área de estudos. Os bolsistas desenvolvem essas atividades em órgãos da UFF, com carga horária de quinze horas semanais.

Assistência Médica e Odontológica
Pronto atendimento nas especialidades de Clínica Médica, Dermatologia, Psiquiatria, Cardiologia, Nutrição e Odontologia.

Programa de acompanhamento social ao aluno estrangeiro
Este Programa desenvolve ações que visam facilitar a integração sócio-cultural e acadêmica do estudante de origem estrangeira. Promove, através do Serviço Social do DAS, a orientação por época do ingresso na UFF e o acompanhamento social nos períodos subseqüentes, bem como o encaminhamento do aluno estrangeiro para utilização dos recursos disponíveis na comunidade interna e externa. Estão engajados neste atendimento os alunos ligados ao PEC - Programa Estudante-Convênio, que compreende o acordo cultural entre o MEC e o Ministério das Relações Exteriores, recebendo anualmente estudantes latinos e africanos. Além dos alunos participantes do PEC, também podem ser atendidos pelo Serviço Social os demais alunos de origem estrangeira que se matriculam nos cursos da UFF.

 [ início ]  


ATIVIDADES DISCENTES COMPLEMENTARES

Programa de Bolsa de Iniciação Científica

O Programa de Bolsa de Iniciação Científica, gerenciado e coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP), constitui um instrumento para estimular os alunos que se destaquem durante o curso de graduação. Aqueles que demonstrarem aptidão para o estudo e a pesquisa e apresentarem um bom desempenho escolar serão fortes candidatos para receber a Bolsa de Iniciação Científica, que, como regra, está associada a um projeto de pesquisa sob a responsabilidade de um professor-orientador. Para se inscrever, o aluno não poderá estar matriculado no primeiro período e no último período do seu curso. Informações adicionais na PROPP - prédio da Reitoria - 3º andar, tel. (21) 2629-5096.

Programa de Monitoria e Estágio
A Universidade Federal Fluminense oferece a seus alunos de graduação os Programas de Monitoria e de Estágio, sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos (PROAC), no 2º andar do prédio da Reitoria - tel. (21) 2629-5069.
O Programa de Monitoria visa a que o aluno da UFF, regularmente inscrito em disciplinas, entre em contato com atividades de Ensino Superior ; para isto, é realizado, anualmente, concurso para o preenchimento de vagas nos Departamentos de Ensino. O aluno monitor cumprirá 12 horas semanais na disciplina para a qual prestou concurso, com direito à bolsa remunerada e, no final do programa - que tem a duração de 02 períodos letivos consecutivos - receberá um certificado.
O Programa de Estágio tem como objetivo propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem, sob o aspecto social, profissional e cultural, sendo planejado, executado, acompanhado e avaliado pelo Colegiado do Curso a que o aluno está vinculado.
O estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza e o estudante estagiário tem direito a seguro contra acidentes pessoais, podendo ter remuneração financeira, a critério da empresa conveniada, a título de bolsa de complementação educacional.

 [ início ]  


ATIVIDADES CULTURAIS

A UFF atua também de modo destacado na vida cultural da cidade. Além de constantemente promover cursos, palestras e seminários, mantém o Cine Arte, o Teatro, a Galeria de Arte, o Espaço de Fotografia e o Espaço Aberto, coordenando todas essas atividades o Núcleo de Difusão Cultural (NDC), localizado no prédio da Reitoria - térreo , tel.: (21) 2629-5012 ou 2629-5010. Além disso, dispõe de filmotecas, salas de vídeo, bem como auditório e salas de projeção situados nas diversas unidades. Integram ainda as atividades culturais a Orquestra Sinfônica, os Conjuntos de Música, os grupos de dança e teatro.

 [ início ]  


EXTENSÃO

A extensão nas Universidades, integrada de forma indissociável com o ensino e a pesquisa, vem concorrendo para melhor articulação da Universidade com a região em que está inserida e contribuindo para maior socialização do saber acadêmico e para as transformações da sociedade. A extensão na UFF, que tem na Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) seu órgão coordenador e viabilizador da política de ação definida pela Universidade, atua com professores e alunos das diversas áreas de ensino, através de projetos de extensão - cursos, eventos, programas de caráter artístico, cultural, comunitário e de difusão científica e tecnológica; programas de apoio ao ensino de primeiro, segundo e terceiro graus - cursos , prestação direta de serviços, assessorias, consultorias e treinamento em serviço; projetos de apoio ao ensino técnico-agrícola - cursos e assessorias aos campi agrícolas da UFF sediados em Pinheiral-Piraí, Bom Jesus do Itabapoana, Iguaba e Cachoeiras de Macacu; e projetos de apoio à Unidade Avançada "José Veríssimo", em Oriximiná/Pará. A PROEX fica localizada no prédio da Reitoria - 6º andar, tel.(21) 2629-5195.

 [ início ]  


EDUCAÇÃO FÍSICA - DESPORTO COMPETITIVO

A UFF mantém equipes em diversas modalidades desportivas, com a finalidade de representação nas olimpíadas internas, nos campeonatos da Federação de Esportes Universitários do RJ, nas competições nacionais e em diversos eventos de natureza esportiva, das quais poderão participar alunos de todos os cursos, desde que apresentem nível técnico.

 [ início ]  

 

CURSOS
DE GRADUAÇÃO


A UFF mantém cursos de graduação, modalidade presencial, em 16 municípios do Estado do Rio de Janeiro.  Para uma outras informações sobre os cursos acesse:  [ descrição atualizada | fluxogramas das disciplinas ]

CURSOS COM SEDE EM NITERÓI
  • Administração
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Arquivologia
  • Biblioteconomia e Documentação
  • Biomedicina
  • Ciência Ambiental
  • Ciência da Computação
  • Ciências Atuariais
  • Ciências Biológicas  
  • Ciências Contábeis
  • Ciências Econômicas
  • Ciências Sociais
  • Cinema e Audiovisual
  • Comunicação Social(Habilitações: Jornalismo e Publicidade e Propaganda)
  • Desenho Industrial
  • Direito
  • Educação Física
  • Enfermagem
  • Engenharia (Agrícola e Ambiental, Civil, Elétrica, Mecânica, Produção, Telecomunicações)
  • Engenharia Química
  • Estatística
  • Estudos de Mídia
  • Farmácia (Habilitações: Farmácia Industrial e Farmácia Bioquímica, com 1ª opção em Alimentos e 2ª opção em Análises Clínicas)
  • Física
  • Geofísica
  • Geografia
  • História
  • Letras (Habilitações: Português/Literaturas, Português/Inglês, Português/Francês, Português/Espanhol, Português/Latim, Português/Italiano, Português/Grego e Português/Alemão)
  • Matemática
  • Medicina
  • Medicina Veterinária
  • Nutrição
  • Odontologia
  • Pedagogia
  • Produção Cultural
  • Psicologia
  • Relações Internacionais
  • Sistemas de Informação
  • Química
  • Química Industrial
  • Serviço Social
  • Turismo
Consulte o Catálogo dos Cursos de Graduação - atualizado em 05/08/2010

 [ início ]  

CURSOS COM SEDE EM OUTROS MUNICÍPIOS
  • ANGRA DOS REIS -  Pedagogia, Políticas Públicas

  • ARRAIAL DO CABO -  Ciências Contábeis

  • BOM JESUS DO ITABAPOANA - Serviço Social

  • CABO FRIO -  Ciências Contábeis

  • CAMPOS DOS GOYTACAZES - Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Geografia, História, Psicologia e Serviço Social

  • ITAPERUNA -  Administração

  • MACAÉ -  Administração,  Ciências Contábeis e Direito

  • MIRACEMA -  Ciências Contábeis

  • NOVA IGUAÇÚ -  Ciências Econômicas

  • QUISSAMÃ -  Turismo

  • RIO DAS OSTRAS -  Ciência da Computação, Enfermagem, Engenharia de Produção, Produção Cultural, Psicologia e Serviço Social

  • SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA Física - Licenciatura, Matemática e Pedagogia

  • SÃO JOÃO DE MERITI -  Ciências Contábeis

  • VOLTA REDONDA Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia de Agronegócios,Engenharia Metalúrgica, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Física - Bacharelado com Ênfase em Física Computacional,  Matemática - Bacharelado com Ênfase em Matemática Computacional,  Psicologia, Química - Bacharelado com Ênfase em Química Tecnológica  e Química - Licenciatura Noturna

 [ início ]  


EDUCAÇÃO SUPERIOR À DISTÂNCIA

A UFF é conveniada ao CEDERJ, consórcio das universidades públicas sediadas no Estado do Rio de Janeiro.  Um  dos principais objetivos do CEDERJ é oferecer a oportunidade de acesso ao ensino de graduação gratuito e de qualidade, a distância, em todo o Estado do Rio de Janeiro, àqueles que não podem estudar nas modalidades tradicionais de ensino superior. O CEDERJ também tem como objetivo a formação continuada a distância, principalmente no processo de atualização de professores da rede estadual de ensino.
Inicialmente, a UFF está oferecendo o curso de Licenciatura em Matemática nos seguintes pólos regionais: Bom Jesus do Itabapoana, Cantagalo, Itaperuna, Macaé, Paracambi, Petrópolis, Piraí, São Fidélis, São Pedro da Aldeia, Três Rios e Volta Redonda.   

Clique aqui para mais informações sobre os concurso de seleção para os cursos da modalidade ensino à distância.

 [ início ]  

  

A COSEAC (Coordenação de Seleção Acadêmica), vinculada à PROGRAD - Pró-Reitoria de Graduação, é o órgão responsável pela organização, planejamento e execução dos
concursos de seleção para ingresso nos cursos de graduação da Universidade Federal Fluminense.

Pró-Reitoria de Graduação

Campus do Gragoatá - Bloco C - Térreo - São Domingos - Niterói - RJ - CEP: 24210-350
Tels.:(21)2629-2805/2629-2806
Atendimento: Segunda a Sexta, das 10 às 17 horas

  Créditos

 

 Atualizada em 11/10/2022