Principal Histórico Cursos da UFF Turismo Informações Gerais Fotos Links Créditos
 
 
Histórico

Santo Antônio de Pádua
estância hidro-mineral

Santo Antônio de Pádua está localizada na região noroeste do estado do Rio de Janeiro, a 256 km da cidade do Rio de Janeiro. Sua área territorial é de 669 km2 e sua população aproximada é de 40.000 (quarenta mil) habitantes, de acordo com a Censo Populacional - 2010 do IBGE.   A cidade é banhada pelos rios Paraíba do Sul, Pomba e Pirapetinga.    

A história do município tem seu início quando o frade Antônio Martins Vieira erigiu na proximidade do Rio Pomba uma capela consagrada ao culto de Santo Antônio de Pádua. Alguns anos depois, com o progresso da povoação, sua capela, em 24/11/1824, foi elevada a categoria de curada.

A primeiro de junho de 1843, a lei número 296 elevava a categoria de freguesia, com invocação do nome de "Santo Antônio de Pádua". A sua emancipação ocorreu a 2 de janeiro de 1882, pelo decreto número 2597.

Santo Antônio de Pádua possui áreas montanhosas e vales, onde a fertilidade de suas terras é visível, em especial na cultura de arroz, milho e cana-de-açúcar. Além da agricultura, Santo Antônio de Pádua possui inúmeras indústrias de pedras decorativas. A pecuária leiteira, as indústrias de papéis e o comércio também fazem parte das principais atividades geradoras de renda do município. O turismo é outra fonte de recursos do município, graças à raridade de suas águas minerais. A cidade possui quatro fontes de águas minerais, muito procuradas para terapia de problemas renais, cardio-vasculares e tratamento de pele, além de terapia de rejuvenescimento. Além disso, a cidade também dispõe de vários hotéis, bares e restaurantes.

   

Dúvidas, Críticas e Sugestões:
o nosso e-mail é
coseac@vm.uff.br