Principal Histórico Cursos da UFF Turismo,Cultura e Lazer Informações Gerais
Fotos Links Telefones Úteis Hotéis Créditos
 
 
 
 
   Histórico

Litoral Norte do Estado do Rio de Janeiro


Conhecida como "Princesinha do Atlântico", a cidade de Macaé tem uma história bastante antiga. Data do século XVII a sua povoação , cuja ocupação inicial se deu, a pedido do governador geral do Brasil, para fazer frente aos contrabandistas que cobiçavam o pau-brasil, abundante na região.

Nossos antepassados aqui chegaram em companhia de 200 índios Tamoios e iniciaram o processo de colonização do município. No século XVII já havia na região do rio conhecido à época como Miquié, uma fazenda com engenho, colégio e capela, construída no sopé do morro de Sant'Anna.

No  início do século XIX, o povoado estava às vésperas de seu segundo centenário, mas seu desenvolvimento esbarrava na falta de autonomia administrativa, concedida, finalmente, em 1813, quando o Príncipe Regente D.João elevou o povoado à categoria de Vila de São João de Macahé.

Exatamente 33 anos mais tarde Macaé chegava a condição de cidade, e ainda no século XIX foi construído um importante sistema viário, o que permitiu, em 1846, a vila receber os foros da cidade. O período áureo de Macaé impulsionado pela monocultura da cana-de-açúcar declinou, quando o porto de Macaé perdeu sua importância em conseqüência da implantação da Via Férrea .

Nos anos 20, impulsionado pela cultura do café, o município experimenta certo crescimento, mas somente em 1974, com a descoberta de petróleo na região, e com a chegada da Petrobras, Macaé passa a viver um novo momento econômico, marcado fundamentalmente pelo crescimento demográfico, com sua população chegando a 100.000 habitantes.

Macaé Hoje
Macaé está localizada na região norte do estado do Rio de Janeiro. Atualmente, é um dos pólos de desenvolvimento mais dinâmicos do estado, alavancado, em parte, pela presença intensa da Petrobrás na cidade. Possui diversos hotéis - espalhados pela sua quilométrica orla marítima-, restaurantes, cinema, teatros, casas noturnas, bibliotecas, emissoras de rádio locais e galerias de arte. Além disso, sua infra-estrutura é servida por diversos bancos, unidades das polícias Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros e vários hospitais, dentre os quais o Hospital de Caridade São João Batista, referência regional para atendimentos de emergência. Sua estrutura também se destaca no que se refere ao saneamento básico.  Sua população atual é de
206.748 mil habitantes, segundo os últimos dados do IBGE. (extraído de www.ibge.gov.br).

Macaé também possui um aeroporto, com pista pavimentada e movimento de 150.000 passageiros ao ano. Também possui um porto, o Porto de Macaé, que serve basicamente à Petrobrás na função de apoio em operações de transporte de passageiros e cargas entre o continente e as plataformas marítimas. O transporte ferroviário está presente no município, porém exclusivamente de carga.

A Universidade Federal Fluminense está presente na cidade, oferecendo a comunidade três cursos de graduação: Direito, Ciências Contábeis e Administração. O ingresso nestes cursos é realizado, principalmente, através de exame Vestibular.

   

Dúvidas, Críticas e Sugestões:
o nosso e-mail é
coseac@vm.uff.br