Entrevista

Vestibular UFF 2009

Assista a entrevista do coordenador-geral do Vestibular, Néliton Ventura, ao NUCS-Imagem. 
 

Com a intenção de pôr fim às dúvidas ainda existentes sobre o Vestibular UFF 2009 o coordenador de vestibular, Néliton Ventura, em entrevista à Megazine, fala sobre os pontos principais para a realização da prova da primeira etapa que acontece, domingo, dia 16 de novembro de 2008, esclarece sobre a inserção do conteúdo de filosofia e dá dicas para o melhor desempenho no vestibular da UFF.

Ouça também a entrevista com Néliton Ventura ao Jornal O Globo.

Quais são as dicas para os vestibulandos da UFF? 

Néliton Ventura: A principal dica, sem sombra de dúvidas, é o fiel cumprimento do horário. A chegada dos candidatos é prevista para às 8h, o início da prova é às 9h. Para começá-la com tranqüilidade, o aluno precisará cumprir alguns procedimentos pedidos pela fiscalização. Então é fundamental o período de chegada. É importante dizer que às 8h50min os portões serão fechados e não será mais permitida a entrada de nenhum candidato ao local de prova.

Com as novas localidades de prova, o deslocamento do candidato foi facilitado, mas ainda sim é interessante que se o candidato não conhece o local, que ele faça uma visita no dia anterior, se informe das linhas de ônibus que dão acesso. Se ele for de carro, procure saber qual é o melhor trajeto e saia cedo para não se complicar com o trânsito.

Outra dica é que o candidato leia a prova do inicio ao fim. A prova da UFF é temática e a principal característica desta primeira etapa é a interdisciplinaridade. Assim o vestibulando deve fazer primeiro as questões que ele tem certeza, que será ponto certo. Depois ele retorna a leitura das que ficaram na dúvida. Se o candidato resolver responder seqüencialmente por matérias como português, matemática, química, física... a prova o orienta quanto a isso, fornecendo o numero das questões por disciplinas e cores diferentes.

Como será inserida filosofia na primeira fase deste ano? A mistura com conteúdos de história, geografia e português não será prejudicial?

Néliton Ventura: A inclusão da filosofia não tem como finalidade criar um entrave que dificulte o acesso do candidato à UFF. Como é a primeira vez, o conteúdo não virá em questões específicas. A filosofia poderá vir nos conteúdos de história, geografia e português, mas não vai prejudicar ninguém. A banca tem consciência de que esta é a primeira vez que essa disciplina será cobrada no vestibular e o fará com total isenção e coerência.

nliton_ventura.jpg
Professor Néliton Ventura fala sobre Vestibular UFF 2009
Foto por Ana Branco / Agencia O Globo 

Qual é o modelo de redação exigido na UFF e quais são os critérios para a correção?

Néliton Ventura: Nos últimos anos, a prova de redação tem se caracterizado pela apresentação de algumas propostas, que podem contemplar os gêneros de narração, dissertação ou carta. Os principais parâmetros de avaliação são adequação do texto ao tema, coesão e coerência, além de grafia. A redação é realizada na segunda etapa.

É possível pedir revisão de prova?

Néliton Ventura: Como a primeira etapa é de questões objetivas, é possível apenas questionar o gabarito ou a formulação das questões. Já na segunda fase, o aluno pode pedir revisão. Ele pode ter sua nota decrescida, mas isso quase não acontece.

Há disciplinas que caem mais na primeira do que na segunda etapa? Devemos restringir os estudos às matérias que mais caíram nos últimos anos?

Néliton Ventura: O conteúdo programático é igual para ambas as fases. O que pode variar são a abordagem e a profundidade do tema. É preciso estudar o que caiu recentemente e o que não caiu, pois a banca não faz diferenciação entre o que já foi cobrado ou não.

É de conhecimento geral a abordagem de assuntos restritos ao nível superior, principalmente nas provas específicas de química, pela UFF. Isso tende a se repetir este ano?

Néliton Ventura: Não acho que isso seja verdade. Exigimos em química e nas demais disciplinas apenas o conteúdo da base curricular do ensino médio, jamais temas exclusivos do ensino superior.

Em que cidades serão realizadas as provas da segunda etapa do vestibular?

Néliton Ventura: Em todas onde haverá a primeira, a menos que não haja nenhum classificado. São cerca de 26 cidades na Região Sudeste, mais o Distrito Federal.

Quantas questões é preciso acertar na prova discursiva para a classificação?

Néliton Ventura: O candidato não pode zerar nenhuma disciplina na segunda etapa, mas não há mínimo de acertos. A pontuação depende da carreira e do desempenho dos demais candidatos.

Como é o processo seletivo para quem já tem graduação?

Néliton Ventura: Quem já tem graduação na UFF ou em outras instituições pode tentar o reingresso, desde que em um curso diferente. A graduação precisa ser reconhecida pelo MEC. É possível, também, optar pelo vestibular, mas não de forma simultânea. A prova para reingresso é a mesma da segunda etapa.

Fonte: O Globo

 

COSEAC - Coordenadoria de Seleção.
Universidade Federal Fluminense
Av. Visconde de Rio Branco, s/n -
Campus do Gragoatá - Bloco C - Térreo - São Domingos
Niterói - RJ - CEP: 24210-350
Tels.:(21)2629-2805/2629-2806 - Tel/Fax: (21) 2629-2804