COMUNICAÇÃO SOCIAL
Objetivos do curso
Formar profissionais com base humanística e técnica para atuar no campo da comunicação social de modo responsável, crítico e criativo.

Jornalismo
Oferecer ao estudante as informações técnicas e teóricas necessárias para o exercício da profissão, em meios impressos ou audiovisuais, além de inseri-lo na discussão sobre os rumos da comunicação diante das novas tecnologias. Garantir-lhe a base para um olhar crítico sobre a realidade, bem como proporcionar-lhe a oportunidade de exercer a prática jornalística em seus variados aspectos (reportagem, redação, edição, editoração eletrônica), refletindo sobre a técnica no momento mesmo da produção, permitindo-lhe formular projetos alternativos de comunicação.

Publicidade e Propaganda
Capacitar o aluno no campo da comunicação em propaganda, tanto na área comercial quanto na social: marketing, pesquisa, produção, criação, merchandising e outros conhecimentos ligados aos modernos fenômenos de mercado. Embora valorize as atividades práticas, o curso, mais do que um simples treinamento, pretende desenvolver o conhecimento fundamental sobre esta área da comunicação.

Cinema
Formar profissionais para atuar nas áreas de direção, roteiro, fotografia, som, montagem e edição, produção, animação e crítica de Cinema e Vídeo.

O currículo do Curso é composto de 8 períodos, constituído de disciplinas de formação humanística e de disciplinas técnico-profissionais, com estímulo e apoio às atividades de pesquisa e de produção prática. O Curso oferece ao aluno experiência na área de informática e de multimeios, hoje, indispensável em Comunicação Social.

Dispõe, atualmente, de laboratórios de vídeo, informática, fotografia e cinema, criação visual e publicidade e de estudos para as aulas práticas e projetos, e também faculta o acesso dos alunos a estágios em outras instituições de comunicação e cultura através de convênios.

Para concluir o Curso, é obrigatória a elaboração, pelo aluno, de uma monografia (Projeto Experimental) acerca de um tema de sua escolha, sob orientação de um professor, a ser apresentada perante uma banca. Na habilitação em Cinema é obrigatória, também, a participação do aluno em, pelo menos, um projeto de realização de filme.

Titulação
Bacharel em Comunicação Social

Laboratórios
Laboratórios de vídeo, informática, fotografia e cinema, criação visual e publicidade.

Duração
Mínima de 6 e máxima de 12 semestres

Mercado de trabalho
O Jornalista
Empresas jornalísticas tradicionais – jornal e revista impressos, rádio e televisão – assessorias de imprensa de empresas, sindicatos, partidos políticos, governos e organizações não-governamentais, pequenas empresas organizadas pelo próprio profissional e no chamado mercado alternativo, em particular o das rádios ou TVs comunitárias.

O Publicitário
Agências, institutos de pesquisa, organizações e empresas privadas ou públicas, ou assessorias de comunicação, podendo atuar como editor de publicações e planejar eventos culturais, entre outras aplicações profissionais.

O Cineasta
O mercado de trabalho em cinema, depois de um período de recesso, vem-se reativando e oferecendo novas oportunidades, valorizando o estudante e o egresso das Universidades. Outras alternativas são a televisão (aberta ou não) e a publicidade. Finalmente, o graduado em cinema pode trabalhar na área de ensino, teoria, crítica e documentação cinematográfica e em instituições públicas ou privadas, de produção cultural em geral.

Observação: Para propiciar uma formação mais ampla e diversificada, é permitido ao aluno cursar disciplinas de outras habilitações, complementando e enriquecendo seu currículo.

Onde se localiza a coordenação de curso

Instituto de Arte e Comunicação Social
Rua Prof. Lara Vilela, 126 – São Domingos – 24210-590 – Niterói – RJ
Tel.: (21) 2629-9764 e (21) 2629-9765
http://www.uff.br/jornalismohttp://www.uff.br/cinema
ggc@vm.uff.br

LINKS RELACIONADOS

Curso de Jornalismo da UFF
Departamento de Cinema e Vídeo - UFF (Curso de Cinema da UFF)
Núcleo de Comunicação Social - NUCS
Casarão On-Line
Centro de Artes da UFF
Centro de Estudos Gerais - CEG
Ger@es - Versão Eletrônica
Laboratório de Investigação Audiovisual
Mestrado em Comunicação, Imagem e Informação
O Globo On
JB on-line
O DIA on-line
Guia da Imprensa Brasileira na Internet
ABAP (Rio) - Associação Brasileira das Agências de Publicidade - Rio
Niterói

VESTIBULAR 2006

Município Sede Código/Sigla Vagas Turno Grupo de Provas na 2ª Etapa Relação C/V Vest 2005
Niterói Cinema - 22/CSCNT 50 IN

E (Redação, LPLB e História)

21,28
Publicidade - 24/CSPNT 40 TN 27,38
Jornalismo - 23/CSJNT 40 TN

D (Redação, LPLB e Geografia)

28,40

Fluxograma das disciplinas do curso - Cinema - formato PDF
Fluxograma das disciplinas do curso - Publicidade - formato PDF
Fluxograma das disciplinas do curso - Jornalismo - formato PDF

volta

próximo