Objetivos
do curso
Formar profissionais com base humanística e técnica para atuar no
campo da comunicação social de modo responsável, crítico e criativo.
Jornalismo
Oferecer ao estudante as informações técnicas e teóricas
necessárias para o exercício da profissão, em meios impressos ou
audiovisuais, além de inseri-lo na discussão sobre os rumos da
comunicação diante das novas tecnologias. Garantir-lhe a base para um
olhar crítico sobre a realidade, bem como proporcionar-lhe a
oportunidade de exercer a prática jornalística em seus variados
aspectos (reportagem, redação, edição, editoração eletrônica),
refletindo sobre a técnica no momento mesmo da produção,
permitindo-lhe formular projetos alternativos de comunicação.
Publicidade
e Propaganda
Capacitar o aluno no campo da comunicação em propaganda, tanto na
área comercial quanto na social: marketing, pesquisa,
produção, criação, merchandising e outros conhecimentos
ligados aos modernos fenômenos de mercado. Embora valorize as
atividades práticas, o curso, mais do que um simples treinamento,
pretende desenvolver o conhecimento fundamental sobre esta área da
comunicação.
Cinema
Formar profissionais para atuar nas áreas de direção, roteiro,
fotografia, som, montagem e edição, produção, animação e crítica
de Cinema e Vídeo.
O
currículo do Curso é composto de 8 períodos, constituído de
disciplinas de formação humanística e de disciplinas
técnico-profissionais, com estímulo e apoio às atividades de pesquisa
e de produção prática. O Curso oferece ao aluno experiência na área
de informática e de multimeios, hoje, indispensável em Comunicação
Social.
Dispõe,
atualmente, de laboratórios de vídeo, informática, fotografia e
cinema, criação visual e publicidade e de estudos para as aulas
práticas e projetos, e também faculta o acesso dos alunos a estágios
em outras instituições de comunicação e cultura através de
convênios.
Para
concluir o Curso, é obrigatória a elaboração, pelo aluno, de uma
monografia (Projeto Experimental) acerca de um tema de sua escolha, sob
orientação de um professor, a ser apresentada perante uma banca. Na
habilitação em Cinema é obrigatória, também, a participação do
aluno em, pelo menos, um projeto de realização de filme.
Titulação
Bacharel em Comunicação Social
Laboratórios
Laboratórios de vídeo, informática, fotografia e cinema, criação
visual e publicidade.
Duração
Mínima de 6 e máxima de 12 semestres
Mercado de
trabalho
O Jornalista
Empresas jornalísticas tradicionais – jornal e revista impressos,
rádio e televisão – assessorias de imprensa de empresas, sindicatos,
partidos políticos, governos e organizações não-governamentais,
pequenas empresas organizadas pelo próprio profissional e no chamado
mercado alternativo, em particular o das rádios ou TVs comunitárias.
O
Publicitário
Agências, institutos de pesquisa, organizações e empresas privadas ou
públicas, ou assessorias de comunicação, podendo atuar como editor de
publicações e planejar eventos culturais, entre outras aplicações
profissionais.
O Cineasta
O mercado de trabalho em cinema, depois de um período de recesso,
vem-se reativando e oferecendo novas oportunidades, valorizando o
estudante e o egresso das Universidades. Outras alternativas são a
televisão (aberta ou não) e a publicidade. Finalmente, o graduado em
cinema pode trabalhar na área de ensino, teoria, crítica e
documentação cinematográfica e em instituições públicas ou
privadas, de produção cultural em geral.
Observação:
Para propiciar uma formação mais ampla e diversificada, é permitido
ao aluno cursar disciplinas de outras habilitações, complementando e
enriquecendo seu currículo. |